10 filmes para se aprofundar na cultura indiana

Você já ficou intrigado com os costumes da Índia e quis saber mais sobre a cultura singular do país? Confira essa lista de filmes que separamos especialmente para a imersão no território indiano. 

Sem dúvida alguma, a Índia é um um país com uma cultura interessante que intriga e desperta a curiosidade das pessoas. Entender os hábitos, tradições e religião dos indianos é algo que fascina muitos admiradores das terras indianas. 

Se você está interessado em saber mais sobre a vida no país, dê uma olhada em nossa lista de filmes que vão te levar em uma viagem ao território do Sul da Ásia.

Delhi 6 (2009)

O filme conta a história de Roshan, jovem americano de origem indiana, que viaja para a Índia com sua avó doente, pois era um desejo dela mesma. Eles visitam a antiga casa da senhora, na cidade de Velha Delhi, um local caracterizado como medieval. O longa aborda o choque cultural que Roshan sofre no primeiro contato com os costumes do lugar, mas que depois acaba se acostumando à cultura desta parte da cidade. Com uma fotografia interessante, o filme mostra vários pontos famosos da região.

Gandhi (1982)

O longa-metragem, ganhador de 8 Oscars, relata a trajetória de Mahatma Gandhi, líder do movimento de independência da Índia. A história da figura espiritual, inicia com sua expulsão de um vagão de primeira classe em um trem, na África do Sul. Após este acontecimento, acompanhamos a história de luta do personagem, até o dia de sua morte. Gandhi é uma das figuras mais emblemáticas da história, conhecido por seus protestos pacíficos, que atraiu pessoas de diversos países.

Padman (2017)

Um filme sobre empatia e combate ao tabu sobre menstruação. Em uma pequena vila, um comerciante começa a produzir absorventes, por preços tão acessíveis, que até mulheres de baixa condição financeira conseguem comprar. Um longa polêmico, que discute o preconceito com o ciclo menstrual.

A chantagem (2015)

O filme narra a história de Vijay, um operador de TV a cabo, que precisa ajudar a provar a inocência de sua filha, após a moça ter assassinado o filho de um policial. Sameer, o homem que foi morto, havia diversas vezes assediado e ameaçado a jovem, porém por medo, ela ocultou os fatos da polícia. E agora fica a pergunta, como saber a verdadeira história do ocorrido? 

Carta ao Primeiro Ministro (2018)

Carta ao Primeiro Ministro é uma história comovente e inocente, que narra a trajetória de uma menino de origem humilde, que viu a sua mãe passar por uma situação traumática, pela falta de privada em casa. De forma ingênua, o garoto que vive em uma parte mais carente de Mumbai, decide ir para Nova Delhi e entregar uma carta para o primeiro-ministro, pedindo a construção de banheiros em sua comunidade.

Como estrelas na terra (2007)

Nesta trama envolvente, acompanhamos a vida de um pequeno garoto, que possui dislexia e já repetiu algumas vezes o terceiro ano da escola. Sua história muda, quando o menino é enviado para um colégio interno e encontra um professor, que identifica a sua condição e está disposto a ajudá-lo.

Queen (2014)

Após ser abandonada por seu noivo, a jovem Rani, decide viajar sozinha para sua lua de mel. Durante a viagem, a moça vive momentos emocionantes, depois de conhecer uma mulher independente, que a faz questionar sua visão do mundo e de sua própria vida.

Lunchbox (2013)

Você acredita em destino? Esse é o tema da história de Lunchbox. O filme explora a entrega de marmitas em Mumbai, esposas preparam a marmita para ser entregue no serviço de seus maridos. Um dia, este sistema falha, e a deliciosa refeição preparada por uma dona de casa para seu esposo, acaba parando nas mãos de outro homem. E dessa maneira, surge o início de uma amizade.

Masaan (2015)

Retratando a vida imprevisível dos indianos, Masaan, entrelaça a vida de 4 pessoas no rio sagrado Ganges. Uma moça, um homem, um pai e uma criança tem suas vidas cruzadas, cada um com seus dilemas e questionamentos. Com a quebra de preconceito, o filme discute o sistema de castas na Índia, e nos conta uma jornada de esperança. 

Amor por metro quadrado (2018)

Que tal uma comédia romântica? Com uma direção simples, mas que traz o necessário para construir a personalidade do filme, o longa conta a história de dois jovens, que trabalham em um banco e não tem dinheiro suficiente para comprar suas próprias casas.

Enfim, o casal decide armar um casamento arranjado entre eles para poderem adquirir um apartamento, mesmo sem ter qualquer relação romântica um com o outro. 

Gostou das nossas dicas? Agora é só escolher um filme da lista e assistir no final de semana. 

O Taj Hotel em Três Lagoas

O Taj Hotel mantém seus serviços funcionando normalmente, com algumas restrições e higienização diária. O Taj Hotel oferece um local acolhedor e seguro para seus hóspedes, por isso os cuidados com a preservação da sua saúde são fundamentais para nós. Quer fazer sua reserva ou precisa de mais informações? Clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe.