Descubra as maiores curiosidades do calendário hindú

O calendário hindú é fundamental para a cultura indiana, entenda mais sobre o assunto e descubra algumas curiosidades sobre esse sistema de datas. 

Em 1957, houve a criação de um calendário mais organizado para o território indiano, pois os anteriores eram muito confusos, já que existiam mais de 30 diferentes tipos espalhados pela Índia. Cada um com sua própria identidade e datas de comemorações em dias distintos. Para resolver este problema, a Comissão de Reforma do Calendário do país decidiu criar o calendário nacional indiano, que formou o calendário lunissolar, no qual os anos bissextos são compatíveis com o sistema de datas gregoriano.

Este calendário civil indiano é composto em épocas e eras, a época que deu início a tudo é a Era Saka, que recebeu a aprovação do rei Salivahana para assumir seu reinado, como esta. Há outras eras, como por exemplo a Vikram, que começou quando o rei Vikramaditya foi coroado. A teoria deste sistema é dividida em 4 idades, mais conhecidas como yugs, a Satya Yug, Treta Yug, Dwapar Yug e Kali Yug.

O calendário hindú foi a princípio inspirado nas fases da lua, porém com o passar do tempo, foram adquiridas algumas ideias com teor astronômico gregorianos e os cálculos para organizar as datas, os movimentos solares e lunares são levados em consideração, entretanto, as celebrações da Índia continuam a ter como base os movimentos lunares.

Dias

Para a cultura do país, os momentos mais importantes do dia são o nascer do sol, meio dia e o pôr do sol. Ao invés dos dias serem contados em horas, no calendário hindú são contados por 15 muhurtas, cada um com 48 minutos. Os dias da semana da Índia são homenagens ao sistema solar.

  • Raviãra (dia do sol) – domingo;
  • Somavãra (dia da lua) – segunda-feira;
  • Mañgalvã (dia de marte) – terça-feira;
  • Budhavãra (dia de mercúrio) – quarta-feira;
  • Guruvãra (dia de júpiter) – quinta-feira;
  • Sukravãra (dia de vênus) – sexta-feira;
  • Sanivãra (dia de saturno) – sábado.

Meses

No calendário indiano possui 12 meses como o nosso, contudo, são influenciados pelos ciclos das fases lunares. Os meses são separados por 2 Paksas, o que podem ser consideradas quinzenas, a clara (crescente) e a escura (minguante). 

O primeiro dia do mês varia em algumas regiões do país, por exemplo, no norte o início desta etapa é quando há o surgimento da lua cheia, já no sul o começo dos dias deste período é marcado pela lua nova.

Os nomes dos meses permanecem os mesmos em todos sistemas de datas da Índia e são inspiradas nas constelações zodiacais (signos).

Chaitra (30/31 dias)

Início: dia 21 ou 22 de março

Signo: Áries

Vaisakha (31 dias)

Início: 21 de abril

Signo: Touro

Jyaistha (31 dias)

Início: 22 de maio

Signo: Gêmeos 

Asadha (31 dias)

Início: 22 de junho

Signo: Câncer

Shravana (31 dias)

Início: 23 de julho

Signo: Leão

Bhadra (31 dias)

Início: 23 de agosto

Signo: Virgem

Asvina (30 dias)

Início: 23 de setembro

Signo: Libra

Kartika (30 dias)

Início: 23 de outubro

Signo: Escorpião

Agrahayana (30 dias)

Início: 22 de novembro

Signo: Sagitário

Pausa (30 dias)

Início: 22 de dezembro

Signo: Capricórnio

Magha (30 dias)

Início: 21 de janeiro

Signo: Aquário

Phalguna (30 dias)

Início: 20 de fevereiro

Signo: Peixes 

Casualmente, em algum período específico, há a manifestação de um décimo terceiro mês, chamado Adhika Masa, que significa mês extra. Isso ocorre pois o sol não passa por nenhuma constelação neste mês.

A data escolhida para marcar o começo de um novo ano, tem fortes relações com a espiritualidade da cultura indiana, é uma homenagem ao retorno do deus Krishna, o dia 23 de janeiro. O ano de acordo com o calendário hindú, possui 6 temporadas e o seu início é apontado como Makara Sankranti, momento em que o sol atravessa o território zodiacal de capricórnio, comemorada um dia depois que a lua nova aparecer no mês de Chaitra.

O Taj Hotel em Três Lagoas

O Taj Hotel trouxe para a cidade de Três Lagoas um pouco da cultura indiana, a equipe dedica-se para fazer com que seus hóspedes sintam-se acolhidos, proporcionando um lugar aconchegante e seguro. Está interessado em conhecer nosso estabelecimento e ter uma experiência inesquecível? Entre em contato conosco, acessando o link: linktr.ee/tajhoteltl.