Ganesha: Deus do Intelecto, Sabedoria e Fortuna

Conheça a história do deus Ganesha, primeiro filho de Parvati e Shiva.

Ganesha é o deus que detém o poder da lógica e sabedoria, pois é o primeiro filho de Parvati e Shiva. Seu nome é muito presente na religião hindu, e é conhecido como “Destruidor de Obstáculos”, tornando-se um dos mais importantes deuses da cultura indiana. Conheça um pouco da história desse valioso ser mitológico.

História

Parvati, deusa do casamento, era a segunda esposa de Shiva, acredita-se que a primeira mulher do deus, era a encarnação de Parvati, ou seja, Shiva teve apenas um casamento em toda sua vida. O amor dos dois é considerado indestrutível, mesmo em outras vidas, eles conseguiriam se encontrar e viver sua história.

Houve um período em que, Shiva precisou se afastar para lutar na guerra junto a outros deuses, e deixou a sua amada em casa, sozinha. Parvati, por se sentir muito só e desprotegida, com o seu poder de fertilidade, criou seu primeiro filho, Ganesha. Fez um pedido ao jovem, que vigiasse a casa enquanto banhava-se, e assim o fez, protegia rigidamente o lar.

Certo dia, a guerra acabou e Shiva, feliz com a vitória, retornou a casa. Quando chegou na porta do local, encontrou Ganesha, e o jovem deus cumprindo com as ordens de sua mãe, não permitiu a entrada do grandioso deus, Shiva por sua vez, furioso, decapitou Ganesha. Logo após, Parvati saíra do banho, e depara-se com a terrível cena de seu filho sem vida.

A deusa horrorizada e com raiva, explicou a seu marido o que tinha acontecido, e diante de toda a situação, Shiva admitiu seu erro e decidiu reviver Ganesha, ordenou que seus soldados buscassem a cabeça da primeira criatura viva, localizada ao norte, que tivesse adormecido. E desta forma, Ganesha voltou a vida com a cabeça de um elefante, porém, Parvati não estava completamente satisfeita com a ação de seu marido, então o deus entregou a seu filho, que antes de qualquer empreendimento, as pessoas adorariam o seu nome. Por esta razão, sempre antes de fechar algum negócio, deve-se clamar pelo nome de Ganesha.

Características

O deus Ganesha tem características peculiares, que contém significados únicos. Seu primeiro e mais marcante traço, é sua cabeça de elefante e corpo de humano, seu rosto representa seu grande intelecto e sabedoria; sua barriga vultosa é símbolo de paciência e a habilidade de compreender e lidar com o bem e o mau; o deus possui somente uma presa, a outra foi quebrada, o que significa os sacrifícios que precisam ser realizados para se obter a verdadeira felicidade; Ganesha, assim como seu pai, tem 4 braços, representação das qualidades de seu corpo, consciência, mente, ego e intelecto; também, existe seu meio de transporte, um rato, que simboliza a investigação minuciosa de um assunto difícil. Seu mantra é um dos mais famosos da cultura indiana, chegando a ser mundialmente conhecido, “Om Gam Ganapataye Namah”, quer dizer “Eu te saúdo, Senhor das tropas”, frequentemente utilizado para atrair prosperidade.

O Taj Hotel em Três Lagoas

O hotel respeita a cultura indiana, em seu estabelecimento há algumas estátuas de deuses mitológicos hindus, Ganesha é um dos mais conhecidos e adorados, por isso, nossa equipe decidiu homenageá-lo, hoje, com essa pequena história de como surgiu este ser divino. Os serviços do Taj hotel funcionam normalmente, com algumas alterações em seus horários e higienização diária. O Taj oferece um ambiente aconchegante e seguro para seus hóspedes. Quer mais informações sobre a hospedagem? Entre em contato conosco, acesse: https://linktr.ee/tajhoteltl.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *