Holi Festival: Saiba tudo sobre a maior e mais colorida comemoração do mundo

Com a chegada da primavera, a Índia comemora o Holi Festival. Conheça a história e curiosidades sobre este evento.

O Holi Festival é uma celebração de origem indiana que envolve muito as cores, é comemorado na chegada da primavera e carrega grandes significados e uma história extraordinária, como tudo na cultura da Índia. A enorme festa é considerada uma das mais bonitas e alegres do mundo.

História

Rei Hiranyakashyap e Prahlad

De acordo com lenda hindu, o Holi Festival, inicialmente conhecido como Holika, o rei Hiranyakashyap desejava ser o único deus para a população indiana, porém, seu filho Prahlad, idolatrava o deus Vishnu e foi contra a ideia de seu pai. Ao ser contrariado, o rei decidiu ordenar sua irmã Holika à assassinar Prahlad. A moça era imune ao fogo, e tentou atear fogo em seu sobrinho, mas Vishnu salvou o jovem, e Holika não resistiu às chamas.

Essa lenda simboliza a vitória do bem contra o mal, por esta razão, a festa é celebrada no desfecho do inverno, início da primavera. A representação de Holika é o frio, o inverno, já o que representa Prahlad é o calor da primavera, o desabrochar das flores.

As cores

Krishna e Radha

As cores são baseadas em outra lenda da mitologia hindu, a de Krishna e Radha. Algumas versões apresentam Krishna e Radha como irmãs, outras Krishna é um homem e a oitava manifestação de Vishnu, Radha é uma mulher, os dois formam um casal. Mas o que é semelhante em todas as histórias, é a parte que Radha sente ciúmes da cor azulada de Krishna, então ela suplica a sua mãe, para que a permitisse usar pigmentos coloridos em si mesma, a mãe deixou, e assim, deu-se origem às cores utilizadas na celebração.

Existe um significado para cada cor usada na comemoração, o azul é símbolo da calma; o verde da força; vermelho significa pureza, beleza e fertilidade; já o amarelo é humildade; laranja representa o otimismo e o rosa simboliza o amor. Os pós coloridos, quando são jogados nas pessoas e elas aceitam, expressam que estão dispostas a receber toda essa felicidade que as cores proporcionam.

Curiosidades

  • O festival é mais forte no norte da Índia;
  • Uma noite antes da celebração, é acendida uma fogueira com esterco e madeira, simbolizando a morte de holika;
  • A manhã da grande festa é mais calma, poucas pessoas saem às ruas, é comum mulheres, crianças e famílias participarem neste horário.
  • As comidas características do festival são gujhias, um tipo de de pastel com recheio de castanhas e frutas, e os paparis, uma massa fina (frita ou assada), que possui diversos acompanhamentos, pode ser degustada fria ou quente;
  • Em Rajastão, estado indiano, elefantes são pintados com pós coloridos no evento;
  • No Brasil também existe essa comemoração, porém é focado nas cores, e não no significado real do Holi.

Gostou de conhecer esse evento tradicional da Índia? O festival é conhecido mundialmente, um dos mais lindos do mundo, que transmite muito da cultura indiana e ainda, atrai diversos turistas que desejam conhecer mais sobre o país.

O Taj Hotel

O Taj Hotel está com seus serviços de hospedagem funcionando normalmente, com algumas restrições e adaptações, higienização reforçada e com horas reduzidas no atendimento do restaurante. O hotel oferece uma hospedagem segura e com muito conforto para sua estada seja sem preocupação. Sua segurança e bem-estar são o nosso principal foco, junto com um atendimento excelente! Quer mais informações sobre nosso estabelecimento? Acesse: https://linktr.ee/tajhoteltl e tire as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *