Kumbh Mela: a maior celebração religiosa do mundo

A cerimônia realizada na Índia é considerada a maior festividade religiosa do mundo, devotos de todos os países participam do evento e praticam um ritual de purificação.

O Kumbh Mela é a maior comemoração religiosa do planeta, unindo pessoas de diversos lugares ao redor mundo, o ritual sagrado de purificação da alma é feito através de mergulhos nos principais rios da Índia, com o objetivo de entrar em contato com o lado divino e livrar-se de devaneios mundanos, passando por um processo de sofrimento e sacrifícios para participar da celebração. As datas e locais para acontecer o evento são escolhidos com bases em signos, ou seja, as posições dos astros.

A origem da festividade surgiu de um antigo conto mitológico, chamado de lenda das Escrituras Sagradas Hindus, que narra a história dos Devtas, semideuses que enfraqueceram com a perda de seus poderes e precisaram iniciar uma guerra com os Asuras,demônios, para conquistar o pote de néctar da imortalidade. A princípio, o líquido deveria ser compartilhado de maneira justa e igualitária entre demônios e semideuses, porém, a ganância prevaleceu e assim, começou uma batalha. O Kumbh Mela acontece a cada 12 anos, e a razão para ter este espaço de tempo entre as celebrações, é que a guerra durou 12 dias, segundo as escrituras sagradas da cultura indiana.

O nome da comemoração faz menção ao néctar imortal, sendo que a palavra Kumbh significa “pote” e Mela quer dizer “festival”, o que resulta no Festival do Pote, em homenagem a lenda. De acordo com a mitologia hindu, enquanto a batalha estava em andamento, o Garuda, pássaro celestial, carregou o pote cheio do líquido imortal pelo país, fazendo com que ele se despeje sob 4 cidades da Índia, as transformando em locais santificados, sendo elas Ujjain, Haridwar, Nashik e Prayag (Allahabad).

O evento é caracterizado por seus rituais, o mais famoso e conhecido mundialmente é o mergulho em rios abençoados. Este banho, possui um grande significado para a religião hindu, representa a lavagem dos pecados da nossa alma, fazendo com que os mesmos sejam perdoados. A cerimônia também conta com a presença de sadhus, homens santos, que espalham seu conhecimento para os devotos que participam do festival. Os sadhus são divididos em certas categorias, os Nagas (homens nus que possuem resistência ao clima), Urdhwavahurs (praticam exigentes ações místicas e físicas), Parivajakas (homens que fazem voto de silêncio) e Shirshasinse (meditam de cabeça para baixo e permanecem um longo tempo em pé), cada integrante com sua importância para os religiosos.

Você conhecia essa cerimônia? Ficou impressionado com a incrível história mitológica da Índia? Dá até vontade participar do maior festival religioso do mundo.

O Taj Hotel

O Taj Hotel está com seus serviços de hospedagem funcionando normalmente, com algumas restrições e adaptações, higienização reforçada e com horas reduzidas no atendimento do restaurante. O hotel oferece uma hospedagem segura e com muito conforto para sua estada seja sem preocupação. Sua segurança e bem-estar são o nosso principal foco, junto com um atendimento excelente! Quer mais informações sobre nosso estabelecimento? Acesse: https://linktr.ee/tajhoteltl e tire as suas dúvidas.