Parvati: Deusa do Amor e Fertilidade

Conheça mais da história de Parvati, considerada deusa do amor, casamento e beleza.

Parvati é uma deusa hindu que destaca-se por sua gentileza e um forte poder feminino, que a permite ajudar mulheres a conquistarem um bom casamento, a realizarem o sonho de engravidar e auxiliar a resolver problemas amorosos. Faz parte da Tridevi, trio de deusas superiores junto à Lakshmi (deusa da prosperidade) e Sarasvati (deusa da arte e sabedoria), e pode ressurgir como diferentes manifestações, por exemplo, na forma algumas divindades, como deusa Durga e deusa Kali, enfrentando e derrotando demônios.

História

Para entendermos a história de Parvati, é preciso saber um pouco sobre Shakti e Shiva. De acordo com a antiga lenda hindu, Shakti e Shiva eram casados nos céus e, quando encarnavam na terra, encontravam-se para reviver seu grande amor. 

Shakti, deusa da força divina

Há diversas versões sobre a origem da deusa do amor, a mais conhecida é que Mena e Himalaia, deus das montanhas, rezaram com devoção à deusa Shakti, mãe divina, que comovida por tanta intensidade e paixão em seus pedidos, decidiu descer dos céus e tornar-se a filha do casal, em seu nascimento, recebeu o nome de Parvati.

Shiva, por sua vez, resolveu meditar na terra. Certa vez, Parvati estava caminhando pelo monte Kailash, onde o senhor da yoga estava meditando, e apaixonou-se pelo deus. A partir deste dia, a bela jovem começou a levar todos os dias comida e água para Shiva, na esperança de algum dia, ele despertar de sua meditação e olhar para a moça. 

Os céus incomodavam-se por Shiva não desejar um casamento, pois esta decisão começou a desalinhar o universo, estava iniciando uma paralisação. Então os deuses determinaram que, Kamadeva (deus do amor e desejo) deveria flechar Shiva para o jovem apaixonar-se por Parvati. Com esta missão, Kamadeva desceu dos céus, foi em direção à Shiva e atirou uma flecha em direção ao coração do deus. Contudo, Shiva percebeu como o ambiente modificou-se com a presença do deus do desejo, acordou de sua meditação e olhou Parvati pela primeira vez, encantou-se, no entanto, notou que Kamadeva estava prestes à acertá-lo e por não aceitar ter suas emoções manipuladas, pulverizou o mesmo, logo após a ação, virou de costas e saiu andando. Os deuses pediram à Shiva que ressuscitasse Kamadeva pois um mundo sem amor seria um mundo sem propósito, então o grande ser mitológico trouxe o deus do amor de volta à vida.

Shiva pulverizando Kamadeva

Parvati ficou desolada, pois não aproveitou a chance de conversar com Shiva. A jovem procurou um velho sábio e ele a disse que Parvati que ela e Shiva estavam destinados a ficar juntos, pois ele reconheceu nela Shakti, a primeira esposa do deus da destruição. O homem aconselhou a moça à meditar o nome de Shiva para atraí-lo, então assim ela fez. Parvati colocou roupas simples e livrou-se de suas joias, começou a praticar a meditação, repetindo “Om Namah Shivaya” (inclino-me perante a Shiva, adoração ao deus). Durante 4 anos, Parvati meditou reverenciando Shiva, somente alimentando-se de luz, enfrentando tempestades, com o corpo coberto pela neve, debaixo do calor escaldante, o qual proporcionou-lhe uma pele dourada

Vishnu e Brahma, impressionados e tocados pelos esforços da jovem, tomaram uma decisão e conversaram com Shiva, relataram a tamanha devoção e admiração de Parvati, o que despertou um interesse no deus e ele desejou conhecê-la. Desta forma, Shiva transformou-se em um ancião, e dirigiu-se à Parvati, esperou pacientemente a jovem terminar sua meditação e aproximou-se dela. Perguntou-lhe o motivo de tanta veneração e ela respondeu que era Shiva, o velho disse coisas ofensivas à respeito do deus e Parvati ficou indignada, deu um longo sermão ao idoso e virou-se para ir embora, neste momento Shiva voltou a sua verdadeira imagem e segurou o braço da bela deusa, quando ela olhou para trás, Shiva a pediu em casamento e o casal uniu-se novamente.

Parvati e Shiva

A história de Parvati é uma valiosa lição de perseverança, que inspira diversas pessoas a alcançarem seus objetivos.

O Taj Hotel em Três Lagoas

O Taj hotel mantém seus serviços funcionando normalmente, com algumas restrições e higienização diária. O Taj Hotel oferece um local acolhedor e seguro para seus hóspedes, por isso os cuidados com a preservação da sua saúde são fundamentais para nós. Quer fazer sua reserva ou precisa de mais informações? Entre em contato conosco, acessando: https://linktr.ee/tajhoteltl

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *