Rio Ganges: as águas sagradas da deusa Ganga

A Índia é um país repleto de crenças e deuses, com uma religião forte e única. Para os hinduístas, o rio Ganges representa a personificação da deusa Ganga, tornando-o sagrado.

O rio Ganges pode ser considerado um dos maiores símbolos religiosos do mundo, convertendo-se no centro de várias festividades, relacionadas ao hinduísmo. Para os hindus, as águas representam a pureza e vida, fortalecendo a espiritualidade em cada indivíduo. O líquido sagrado percorre as terras indianas, do Himalaia a Baía de Bengala, fluindo do norte para o sudeste da Ásia. 

Sua corrente irriga o território indiano, transformando-o em solo fértil, favorecendo a colheita do país. Também é uma das principais fontes de água da população da Índia, milhões de habitantes utilizam de seu líquido, para consumo pessoal. Essa ação não é recomendável, já que pesquisas apontam que o rio possui altos níveis de poluição.

Origem

A admiração pelas águas do Ganges, iniciou com a figura religiosa, Ganga Ma, Mãe Ganges. A deusa é retratada como uma bela jovem com quatro braços, que usa uma coroa branca e está montada em um Makra (um animal com a cabeça de um crocodilo e cauda de golfinho). 

A consagração do rio foi estabelecida, a partir do momento em que a divindade, Ganga, realizou sua descida do céu à terra, para habitar nas águas. Embora existam algumas versões, que explicam o motivo pelo qual o ícone religioso decidiu residir no rio, todas as teorias levam a mesma conclusão: Ganga Ma vive nas correntes do Ganges, com o objetivo de absolver pecados. 

Essa crença é fundamental para a cultura do país, muitos cidadãos indianos acreditam cegamente que, ao banhar-se nas águas sagradas, seus pecados são perdoados. A lenda conta que, ao mergulhar no Ganges, os erros de 10 vidas são absolvidos. Famílias que seguem a tradição, costumam espalhar as cinzas de seus entes queridos no rio, para que o falecido vá direto para os céus, ou reencarne em uma vida melhor.

Ganges também é o centro de diversas manifestações religiosas, por exemplo, o Kumbh Mela, o maior festival religioso do mundo, traz devotos ao redor do planeta, para se purificar nas águas sagradas. Alguns hinduístas têm o hábito de visitá-lo e levar flores e comida para a deusa, como uma oferenda.

Com certeza muitas pessoas já ouviram falar do Ganges, mas não sabiam o real significado de sua santificação. Agora conseguimos entender a importância do rio para a cultura indiana. E aí, você já tinha escutado essa lenda antes?

O Taj Hotel em Três Lagoas

O Taj Hotel mantém seus serviços funcionando normalmente, com algumas restrições e higienização diária. O Taj Hotel oferece um local acolhedor e seguro para seus hóspedes, por isso os cuidados com a preservação da sua saúde são fundamentais para nós. Quer fazer sua reserva ou precisa de mais informações? Clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe.