Tridevi: as três faces da trindade

A tríade é formada por três deusas da mitologia indiana, suas manifestações são celebradas e importantes para a cultura da Índia.

Todo deus do hinduísmo possui suas próprias e únicas características, os poderes e manifestações são o diferencial de cada divindade, por esta razão, os deuses complementam-se com a influência que exercem sobre o planeta terra, eles auxiliam no bom desenvolvimento da vida no território e cuidam deste lugar que chamamos de casa. Devido a esta situação, a presença das trindades são de extrema importância, a tríade de deusas, a tridevi, tem como integrantes as três figuras da religião hindu Saraswati, Lakshmi e Parvati. 

Deusas

Saraswati é a deusa das artes e sabedoria, seu dever é garantir a proteção aos artistas, atores, cantores, desenhistas, pintores, escritores, músicos, enfim todos da classe artística, ela também mantém a segurança das pessoas que buscam conhecimento, por exemplo, pesquisadores, professores, estudantes e mestres de diversas doutrinas, sua existência inspira a população indiana a vencer desafios, sejam eles físicos ou emocionais, e a viver de forma pura, sem pecados. 

Lakshmi possui juventude e uma graciosidade incomparável, devido a estes aspectos a divindade é considerada um dos maiores representações de beleza e força feminina. Os indianos a relacionam sua imagem à fortuna e a boa sorte, acredita-se que a deusa traz paz e prosperidade para as famílias que a veneram. Outra responsabilidade da deidade é, cuidar da saúde mental e física dos seres humanos, assegurando que suas vidas sejam guardadas, além de nutrir a riqueza interior e espiritual dos mesmos.

Parvati é um ícone de beleza e fertilidade, para muitos é a deusa do amor. As mulheres indianas a associam ao poder feminino e que através de suas habilidades divinas, elas serão capazes de obter um bom casamento, inclusive a divindade ajuda as moças a realizarem o sonho de tornarem-se mães e a resolver problemas amorosos. Saiba mais desta figura mitológica, clique (aqui) para ler a matéria em que focamos na história completa de Parvati.

Manifestações

Segundo o hinduísmo, os ser superior pode transformar-se em várias formas, sendo elas de deuses ou deusas. As divindades da tridevi são adoradas por toda comunidade hindu, cada uma tem uma função e deveres a se cumprir, seus papéis na vida dos humanos são essenciais, pois exercem uma forte influência em suas jornadas pela terra.

Saraswati é retratada como uma figura de uma beleza incrível com uma pele branca como a neve. Ela sempre está segurando um instrumento musical de cordas, muito conhecido na Índia, a veena, e em sua outra mão, ela segura um livro que simboliza o conhecimento, acredita-se que este objeto seria o Vedas, antiga escritura da religião hindu. Sua imagem é marcada pela presença de um cisne ao seu lado, o que significa a distinção do bem e do mal.

Lakshmi possui oito manifestações que denominam-se “Ashta Lakshmi”, são tão poderosas que sua força é capaz de proteger e guardar diversos marcadores de prosperidade, como vitórias em guerras, a riqueza da cultura e gerações de ancestrais. Sua forma destaca-se por um detalhe que a representa de forma delicada e excepcional, a bela deusa é mostrada conduzindo em suas mãos flores de lótus ou sentada sobre elas. 

Parvati, não sabe-se ao certo quantas manifestações a divindade detém, porém suas principais transformações são em deusas guerreiras, como a Kali, que tem como missão restaurar o equilíbrio do mundo e trazer a justiça à terra. Todas as suas transmutações são fundamentais para proporcionar segurança aos seres humanos durante suas caminhadas neste planeta.

As trindades são a junção de deuses poderosos e superiores, que possuem um objetivo em comum, fortalecer e manter a paz na terra,além de proteger a jornada dos cidadãos que habitam este território. Assim como o trimurti, a tridevi é o encontro de três seres divinos, mas em uma versão feminina, que às vezes é um apoio para a trindade masculina. No país, o festival Navaratri foi criado em homenagem a este trio de deusas, o nome da festividade significa “Nove Noites”, pois são o total de dias adorando as divindades. Em suas primeiras três noites são designadas a veneração de Parvati, em seguida as próximas três noites são focadas em Lakshmi, e os três últimos períodos noturnos são dedicados à Saraswati. 

O Taj Hotel em Três Lagoas

O Taj Hotel admira a cultura indiana, por este motivo, adoramos trazer informações sobre a religião e costumes do país, e procuramos fazê-lo com todo respeito do mundo, se gostou dessa matéria, fique a vontade para ler os artigos anteriores. O hotel continua funcionando normalmente, com algumas restrições nos horários de atendimento do restaurante e de hospedagem, mas sempre mantendo a higienização diária de nosso estabelecimento, para oferecer uma estadia agradável e segura para você. Quer conversar com a nossa equipe? Acesse o link: linktr.ee/Tajhotel3l e tire suas dúvidas!