Trimurti: a trindade que une os três principais deuses do hinduísmo

Descubra a fascinante história da trindade que unifica os três maiores deuses da mitologia hindu.

Você já ouviu falar dos “Dias de Vida de Brahma”? Pois é, para quem não está inserido na cultura da indiana, como nós do Ocidente, provavelmente nunca escutou esta teoria da religião hindu, que tem como objetivo explicar a origem do mundo. A história é baseada no dia do despertar de Brahma, o deus da criação, de acordo com a cosmologia hinduísta,  quando a divindade abriu seus olhos, após um sono profundo e cósmico, aconteceu o surgimento do mundo.

No livro “Padma Purana”, textos sagrados da crença hindu, consta que o Ser Superior, que pode ser interpretado como Deus, decidiu criar deuses a partir de seu corpo para habitar na terra, portanto de seu lado esquerdo foi gerado Brahma, seu lado direito concebeu Vishnu e o centro de seu corpo, Shiva nasceu, dessa forma, o Ser Supremo também foi responsável pela invenção do universo. Desde esse momento, houve o surgimento da Trimurti, tríade que consolidou os três maiores divindades do hinduísmo

Deuses

Brahma

Brahma é o deus da criação, representa o equilíbrio, força e a sabedoria, por este motivo sua aparência é de um ancião, o que demonstra seu vasto conhecimento. O ser divino possui aspectos humanos, e por essa razão ele não é muito venerado na índia, porém em outros países, a deidade é admirada por todos. Sua essência é de onde tudo flui e para onde tudo retorna, e apesar de ser invisível, o ser mitológico está em todas as coisas. Suas características mais marcantes são as suas 4 faces, que simbolizam os 4 Vedas, demonstrando que seu conhecimento é suficiente para criar o universo; seus 4 braços, que seguram objetos que possuem grandes significados, por exemplo, Kamandal com água dentro representando a água da vida, um Japamala que caracteriza o ciclo do tempo, a flor de lótus retrata a pureza da espiritualidade e um livro, que expressa o conhecimento.

Vishnu

A divindade Vishnu é considerado o senhor da preservação, é responsável por sustentar e conservar o planeta, e tem como dever preservar e auxiliar na evolução dos seres humanos. É conhecido por sua bondade e força, seus principais aspectos são suas manifestações em forma de avatares, possibilitando que o deus proteja a humanidade da destruição, serpentes protetoras em sua cabeça, a figura de Vishnu sempre está segurando flores de lótus, o símbolo da pureza, um cajado que representa a força mental do universo e a conhca, que emana um som que originou o mundo. Uma curiosidade sobre o deus, é que de seu umbigo nasce a flor de lótus, e Brahma senta-se sobre a mesma para viver o kalpa, que persiste por 4.320.000 anos terrestres, acredita-se que se período for vivido duas vezes, o universo retorna ao início. Quando o kalpa termina, Vishnu acorda e o mundo some, e a flor aparece novamente em seu próximo sonho, e assim várias vezes consecutivas.

Shiva

Shiva, é o deus da destruição e senhor da yoga, detentor de uma grande habilidade de construção e restauração que  é capaz de alterar o mundo a seu redor. As principais características deste deus Hindu, são seus três olhos, um localizado em sua testa, o famoso olho da sabedoria, sua pele azulada, uma cobra naja em seu pescoço, simbolizando a sua inteligência e seus 4 braços que sempre estão em movimento, provocando a sensação de que a divindade está dançando. Leia mais sobre o deus em nosso artigo anterior, clique aqui para ter acesso à matéria.

A trindade é a principal da cultura indiana, seus membros são poderosos e possuem funções diferentes para manter a harmonia na terra. Em algumas versões, constata-se que os três seres divinos representam os elementos água, fogo e terra, mas em outras, destaca as divindades como lua (Shiva), sol (Vishnu) e céu (Brahma).

E aí, Gostou de conhecer a Trimurti?

O Taj Hotel em Três Lagoas

O Taj Hotel admira e respeita a cultura indiana, por esta razão, adoramos trazer informações sobre a religião e tradições do país, buscamos fazê-lo com todo carinho do mundo. O hotel continua funcionando normalmente, com algumas restrições nos horários de atendimento do restaurante e de hospedagem, mas sempre mantendo a higienização diária de nosso estabelecimento, para oferecer uma hospedagem agradável e segura para você. Quer entrar em contato com a nossa equipe? Acesse o link: linktr.ee/Tajhotel3l e converse com a gente!