Tudo o que você precisa saber sobre o casamento na Índia

O matrimônio na cultura hindu tem suas peculiaridades. Descubra como o casamento é celebrado na Índia, os rituais, tradições e processo de escolha do parceiro.

Na Índia tudo é diferente, os hábitos e costumes da sociedade indiana é distinta da cultura ocidental. A celebração do casamento no país é realizada de forma grandiosa e repleta de tradições e rituais. A união entre duas pessoas no território hinduísta simboliza alguma espécie de status social, que uma pessoa solteira não alcançaria.

Em terras indianas, o matrimônio é um assunto sério, considerado sagrado e imutável. Para tomar uma decisão quanto à cerimônia, a família precisa avaliar os futuros noivos, de acordo com suas castas e religião. Venha entender um pouco mais sobre essa comemoração.

Ritos e tradições

Um fato muito interessante sobre o casamento indiano, é que a celebração dura 3 dias, alguns chegam a durar uma semana. Durante esse período, os futuros cônjuges devem participar de rituais tradicionais da cultura indiana.

No primeiro dia, são praticados ritos de purificação e preparação para a vida a dois. Existem 3 etapas a serem seguidas neste momento: Haldi, Mehendi e Sangeet. 

Haldi em hindi significa cúrcuma, esse ritual tem o objetivo de purificar os noivos, então as mulheres da família costumam passar uma pasta de cúrcuma com folhas de mangueira no casal. 

O Mehendi é um ritual exclusivo para as mulheres da família, principalmente para a noiva. Normalmente, essa prática acontece durante o dia, na casa da prometida, uma artista especializada em henna é convidada para decorar as mãos das moças, e desenhar nas mãos e pés da futura esposa. Uma curiosidade sobre esta tatuagem, é que são desenhados momentos da cerimônia em seus braços, e discretamente o nome do noivo é escrito na pele da jovem, para que na noite de núpcias ele o encontre.

Sangeet é a parte mais divertida do dia, geralmente ocorre à noite. Membros da família e amigos, apresentam números de danças, com músicas famosas de Bollywood, em uma competição amigável.

No segundo dia, é a oficialização do matrimônio. Neste dia, acontece o Baraat, em famílias ricas, essa etapa é executada em ambientes privados, porém, a maioria dos casais vão às ruas comemorar. O noivo anda pelas ruas da cidade em cima de um cavalo, e convidados dançam ao seu redor, até ele chegar ao seu destino, o encontro com a noiva. Depois de se encontrarem, eles direcionam-se a um Mandap.

Um Pundit é convidado para realizar a união entre os noivos. A cerimônia é feita sob um Mandap (enfeitado com tecidos e flores), dentro de uma tenda com 4 colunas, representando os pais dos noivos. Nesse momento, o casal e os familiares têm o hábito de trocarem presentes, muitas jóias e ouro envolvido. Uma curiosidade, durante esse processo, os prometidos são separados por um pano, e eles se “conhecem pela primeira vez”, quando o tecido cai sobre o chão.

Os futuros cônjuges também recebem presentes dos convidados, o costume é dar envelopes com dinheiro, em uma quantia ímpar, os indianos acreditam que presentear com números pares traz má sorte. 

No terceiro dia são comemoradas as festividades, mais conhecido como dia da recepção. O casal permanece em um palco, esperando os convidados cumprimentarem e entregarem presentes. Após essa fase, todos seguem para a pista de dança e aproveitam a festa, com muita música e uma mesa farta. 

Uma outra tradição da celebração do casamento, são as 7 voltas ao redor do fogo, fazendo juramentos um ao outro, de mãos dadas. A quantidade de voltas, faz alusão a ao sol, lua, terra e 4 planetas. 

As roupas usadas durante a cerimônia, tanto do homem quanto da mulher, são em tons vibrantes e fortes. O noivo veste um turbante e uma espada (símbolo de proteção), enquanto a noiva está utilizando diversas jóias. 

Casamento arranjado

O casamento arranjado é uma prática comum na Índia, os pais dos jovens têm o hábito de escolher os futuros parceiros de seus filhos. Mas esse costume mudou ao longo dos anos, atravessando uma modernização na escolha de um par. 

Vários indianos estão usando sites de namoro, para encontrar um companheiro. O que dá mais liberdade aos solteiros do país. Entretanto, o casamento arranjado pelos pais ainda é muito forte na cultura indiana, já que os responsáveis pelos jovens precisam casá-los com alguém da mesma casta e com boa aparência. 

 Mas este quadro está mudando aos poucos, algumas pessoas estão escolhendo por si mesmos, os seus futuros companheiros. E outros nem pensam em se casar, embora essa ação seja de suma importância para a Índia.

O Taj Hotel em Três Lagoas

O Taj Hotel mantém seus serviços funcionando normalmente, com algumas restrições e higienização diária. O Taj Hotel oferece um local acolhedor e seguro para seus hóspedes, por isso os cuidados com a preservação da sua saúde são fundamentais para nós. Quer fazer sua reserva ou precisa de mais informações? Clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe.